Thursday, September 29, 2011

Maria Aparecida Martins Simplesmente "Aparecida"


Maria Aparecida Martins conhecida apenas como Aparecida nasceu em 04/12/1939 em Caxambu/MG ainda criança interessou-se por música, aprendendo com os mais velhos da família os ritmos dos jongos e dos terreiros, Aparecida deu seus primeiros passos artísticos nos festivais de Jongo de Minas.

Em 1949, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, na mesma época passou a trabalhar como passadeira em casas de família no bairro de Vila Isabel. Em 1952, já compunha suas primeiras músicas. Pouco tempo depois, Salvador Batista a levou para o programa “A Voz do Morro”, incluindo-a em seu grupo como passista, conjunto ao qual atuou por dez anos.
No início da década de 1960, foi convidada a participar do filme "Benito Sereno e o Navio Negreiro", por cuja atuação recebeu de prêmio uma viagem a França, onde se apresentou interpretando, pela primeira vez, suas próprias composições.

Em 1965, voltou ao Brasil e venceu o "Concurso de Música de Carnaval do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro". Neste mesmo ano, foi também vencedora do "III Festival de Música de Favela", com o samba "Zumbi, Zumbi", representando a favela da Cafúa, de Coelho Neto.
No ano de 1968, compôs "A sonata das matas" para a Escola de Samba Caprichosos de Pilares.

É considerada, depois de Dona Ivone Lara, a segunda mulher a compor um samba-enredo vencedor dentro de uma escola de samba.

DISCOGRAFIA:
Discos de Carreira:
- 1975 gravadora CID Aparecida
- 1976 gravadora CID Foram 17 anos
- 1978 gravadora RCA Cantigas de fé
- 1979 gravadora RCA 13 de maio (1979)
- 1983 gravadora CID A rosa do mar
Coletâneas:
- 1977 gravadora CID Grandes sucessos
- 1978 gravadora CID Os deuses afros
- 1996 gravadora CID Aparecida Samba Afro Axé
- 2000 gravadora CID O Samba de Aparecida (relançamento da Coletânea Aparecida Samba Afro Axé lançada em 1996).
Participações:
- 1974 gravadora CID - Roda de Samba (participação música "Boa-noite")
- 1974 gravadora CID Roda de samba nº 2 (participação músicas "Proteção" e "Rosas para Iansã")
“Maria Aparecida Martins, cantora, compositora... uma voz lendária na música brasileira e umbandista, injustiçada, infelizmente esquecida, e apesar de sua curta carreira, oscilante entre excelentes discos com músicas autorais e relançamentos explorados ao máximo pela gravadora foi um marco pela forma como penetrou na mídia das rádios brasileiras com os temas umbandistas, cantados num misto de samba e jongo, mas sempre com a alma da atmosfera e do imaginário de terreiro.” 

Uma das mais injustiçadas cantoras brasileiras... dona de uma voz mítica, alegre e deslumbrante, Aparecida surgiu nos festivais dos jongos de Minas e logo se radicou no Rio de Janeiro. É uma das mais importantes intérpretes da Música Umbandista, pois emplacou pelo menos duas canções nas rádios brasileiras nos saudosos anos 70. Sempre muito bem acompanhada de músicos excelentes, seus discos são um primor de qualidade técnica, muito bem executados, gravados e masterizados e sempre deixará saudades em quem conheceu a religiosidade brasileira através dos terreiros, onde sempre havia, lá no cantinho, sempre um disco de Aparecida, como símbolo vivo do orgulho de uma maravilhosa intérprete das canções de uma espiritualidade que jamais deixará de existir...”


Fonte: Acervo Ayom

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More