Thursday, September 29, 2011

Zé Côco do Riachão



José Ramos Tinhorão, renomado crítico musical, quando do lançamento de “Brasil Puro” primeiro LP de Zé Côco do Riachão, disse em seu comentário:
" Artista do povo da maior importância, Zé Coco tem uma técnica de execução à Viola tão desenvolvida que lhe permite tocar certas peças fazendo solo e acompanhamento ao mesmo tempo, e seus talentos são tantos que em uma das faixas do disco - a intitulada "Guaiano em Oitava"- ele aparece não apenas na Viola-Solo e fazendo a Viola-Base, mas ainda tocando Rabeca, Caixa de Folia e Pandeiro ".

Prosseguindo afirmou que:
"quem um dia se deleitou com a festa banjistica do som country do LP americano "Dueling Banjos", lançado pela WEA em 1978, na certa sentirá um frissom ao descobrir a extraordinária semelhança de efeitos da música dos Caipiras do Sul dos Estados Unidos com a Viola de Zé Coco ".

José dos Reis Barbosa dos Santos conhecido como Zé Côco do Riachão, nasceu no ano de 1912 na localidade de Riachão na divisa dos municípios de Mirabela e Brasília de Minas/MG, no Vale do São Francisco, faleceu em 13/09/1998 na cidade de Montes Claros/MG.

Na hora de seu nascimento passava pela localidade uma folia de reis, motivo pelo qual sua mãe o consagrou aos Santos Reis, daí seu nome ter sido registrado José "dos Reis".

Zé Côco era compositor, violeiro, rabequista, sanfoneiro, pandeirista e também fabricante de rabeca (espécie de violino caipira), viola, violão e cavaquinho, foi também marceneiro, carpinteiro, ferreiro, sapateiro e fazedor de cancelas, carro de boi, roda de rolar mandioca, etc.

Eu não fiz estudo nenhum, tudo meu é natural de nascença. Tudo meu é de berço. Eu aprendi a tocar, aprendi a fazer o instrumento, aprendi a trabalhar de carpinteiro, todo serviço grosseiro, até de marceneiro trabalhei, sem ninguém me ensinar”.
Depoimento de Zé Côco do Riachão para a pesquisadora Myriam Taubkin livro: Violeiros do Brasil de 2008.

Aprendeu a tocar Viola com seu pai, que também construía o tradicional instrumento musical. Até que num belo dia, seu pai havia construído e encordoado uma nova Viola, e, quando saiu para guardar as ferramentas, Zé Coco pegou e tocou o instrumento...

- QUEM TOCOU A VIOLA???!!!

- F-Fui eu... - respondeu o menino assustado que, antes de pegar no instrumento, havia decidido "...pegar essa viola e tocar aquela música que meu pai tocou...", nem que apanhasse...

E foi então que seu pai pediu para que ele tocasse novamente e... acabou dando a nova Viola de presente para Zé Coco do Riachão!

Zé Coco acabou assumindo a pequena fábrica de instrumentos musicais de seu pai com 20 anos de idade.

Não sabendo ler nem escrever, Zé Coco adquiriu sua habilidade do próprio convívio com os instrumentos musicais, sem nenhum estudo formal. Apesar disso, ele compôs em diversos estilos (dentre eles, Lundus, Mazurcas, Dobrados, Guaianos, Corta-Jacas, Calangos, Maxixes) com talento genuíno e apurada sensibilidade. Segundo ele, a única ajuda recebida foi "através de uma simpatia tradicional entre os violeiros do Vale do São Francisco: pegar uma cobra e passar entre os dedos. O resultado é a facilidade que o violeiro terá em tocar seu instrumento..." Em outras palavras, um "pacto com o coisa ruim"... que faz parte do Folclore da Viola Caipira...

Não teve nenhum professor, mas Zé Coco do Riachão ensinou muita gente a tocar viola! E deixou discípulos em diversos cantos do Brasil, principalmente nas Gerais, bem como nos Estados de São Paulo e Goiás. Dentre seus discípulos, podemos citar excelentes músicos dessa nova geração de Violeiros e Rabequeiros, tais como Marimbondo Chapéu, Sinval de Gameleira, Paulo Freire, Roberto Corrêa e Chico Lobo.

Zé Coco viveu até seus 68 anos como luthier, praticamente no anonimato, construindo e consertando instrumentos musicais e também animando bailes na região. Também compunha, mas muitas das suas composições acabaram se perdendo por falta de registro.

Zé Coco expressou também a possibilidade da união do Erudito com o Popular sem que nenhum dos estilos fosse descaracterizado.

Zé Coco do Riachão foi descoberto quando já tinha quase 70 anos de idade, por Téo Azevedo, repentista e pesquisador de Cultura Popular e que foi também quem lhe deu o apelido "Riachão"! E Zé Coco gravou três discos: "Brasil Puro" (Rodeio/WEA em 1980), "Zé Côco do Riachão" (Rodeio/WEA em 1981), e "Vôo das Garças" (Rima em 1987), por sinal, o que Zé Coco mais gostou por ter saído "...do jeitinho que eu queria e não tem gravadora no meio..." E até o momento, somente o "Vôo das Garças" é que foi remasterizado em CD (pela Lapa Cia de Ação Cultural em 1997) e com acréscimo de três músicas inéditas até então: "Moda Prá João de Irene", "Amanhecendo" e "Minha Viola e Eu". Zé Coco, no entanto, deixou muitas musicas que se perderam sem gravação...

Foi o jornalista Carlos Felipe que conseguiu patrocínio para lançar os dois primeiros discos de Zé Coco em 1980 e 1981. Já no "Brasil Puro" que foi seu primeiro LP, a crítica foi praticamente unânime, considerando-o um verdadeiro achado como expressão da nossa Cultura Popular. Como exemplo, ver no início desse resumo biográfico o comentário de José Ramos Tinhorão no Jornal do Brasil!

Fora do Brasil, Zé Coco do Riachão também tem seu valor musical reconhecido como por exemplo uma equipe de reportagem da TV Alemã que o considerou como sendo o "Beethoven do Sertão" (a partir de um filme com Téo Azevedo sobre Cantigas de Vaqueiro, produzido por Dr. Ralf do 1º Canal de Baden-Baden). Há quem diga também que Zé Coco está para os Violeiros assim como Jimmy Hendrix está para os guitarristas!

Apesar de tal prestígio, Zé Côco morreu na pobreza. Deixou, no entanto, um Patrimônio Cultural inestimável, além de um lote de 1000 CD's, do trabalho que havia sido recém remasterizado do terceiro LP, "Vôo das Garças". Conta-se que esse lote de CD's ainda está encaixotado na casa de sua filha Luisa Soares, em Montes Claros-MG, à espera de quem quiser preservar o que restou do excelente músico.

Em 1997, ano anterior ao seu falecimento aos 86 anos, vítima de um derrame, Zé Coco do Riachão participou de um excelente show no Sesc-Pompéia em São Paulo, ocasião na qual a gravadora Núcleo Contemporâneo lançou o valiosíssimo CD "Violeiros do Brasil", uma edição inédita que reuniu importantes artistas da Viola Caipira de diversas regiões do Brasil.
Discografia:
Brasil Puro - 1980 - disco de carreira
Zé Coco do Riachão - 1981 - disco de carreira
Vôo das Garças - 1987 - disco de carreira
Violeiros do Brasil - 1997 - participação

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More