Tuesday, October 11, 2011

Coral das Lavadeiras & Carlos Farias : Batukim Brasileiro "O Canto das Lavadeiras"


01- Avião Avuadô / Ô Siri Vem Cá
02- Fruto do Norte
03- Adeus Ferro de Engomar
04- Batukim Brasileiro
05- O Canto das Lavadeiras (Lenço Branco)
06- Bambuê
07- Rua das Pedrinhas
08- Palma do Rio
09- Pé de Rosa
10- Sapatina Flagelada
11- Chora Limão
12- Coqueiro Novo


Participações: 
Faixa 2 - Saulo Laranjeira, 
Faixa 7 - Crisolina Guimarães, 
Faixa 9 - Beatriz Farias.



Lançamento: 2002.


NOTA:
“BATUKIM BRASILEIRO - O Canto das Lavadeiras”
Coral das Lavadeiras e Carlos Farias - 2002

 

O patrimônio musical brasileiro ganhou em 2002 mais uma pedra preciosa em seu acervo, desta vez garimpada nas entranhas do Vale do Jequitinhonha: o CD-Livro "Batukim Brasileiro - o Canto das Lavadeiras", produzido pelo cantor e compositor Carlos Farias, com a participação especial do Coral das Lavadeiras, de Almenara (MG).

Com gravação totalmente acústica, a obra resgata em 12 maravilhosas canções o que há de mais belo na música regional do norte/nordeste mineiro: batuque, maracatu, toada, baião, afoxé, roda, semba e chorinho, numa mistura bem tramada de ritmos e versos de influência portuguesa, indígena e africana, revelando a essência da nossa brasilidade. São cânticos de trabalho de antigas lavadeiras, canoeiros e ribeirinhos, cuja origem já se perdeu na memória do tempo. Ele é resultado de pesquisas etnomusicais realizadas pelo compositor nessa interessante região de Minas, a partir de 1985.

O CD vem encartado dentro de um livrete com 52 páginas coloridas, contendo fotos, desenhos e textos em português e inglês, revelando aspectos interessantes do Vale do Jequitinhonha nos campos da história, do folclore, da ecologia e da cultura. Além das lavadeiras e de Carlos Farias, há a participação especial do cantor e humorista Saulo Laranjeira. O disco ainda possui uma faixa interativa, contendo fotos e textos que podem ser visualizados em um computador com recursos multimídia. Um trabalho ousado e surpreendente, que já causou impacto até na Europa: lançado primeiro em Portugal, em março de 2002, “Batukim Brasileiro” vem emocionando as pessoas pela sua beleza e autenticidade.

0 comments:

Post a Comment

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More